quarta-feira, 13 de julho de 2011

A origem da má sorte com o número 13.


Sendo supersticiosos ou não, com certeza já ouvimos falar que o número treze dá azar. Mas o porquê? A origem disso tudo é bem antiga. Na verdade, Nórdica, bem antes do cristianismo e das superstições.


 
Lenda Nórdica:

Conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, o deus zombateiro e da discórdia não foi convidado (obviamente) e apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Cristianismo:


Os católicos afirmam que 13 era o número de presentes na Última Ceia (12 apóstolos e Jesus). E o 13º homem que chegou, Judas, teria traído Cristo. Com relação ao dia da semana, sexta-feira teria sido o dia da crucificação de Cristo, além do Dilúvio ter iniciado também nesse dia da semana.

Em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.


 
No Mundo:

Na Espanha e na Grécia, o número também é visto como um mau agouro, mas o dia da semana que eles consideram ruim é a terça-feira. Para eles, terça é o dia da semana dedica a Marte, deus romano da guerra, e ao sangue e violência que deram a ele o nome de planeta vermelho.
 


Talvez seja apenas uma coinscidência, mas que é estranho, isso é!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário